sexta-feira, dezembro 10, 2004

Qual a origem do mundo?

Para esta questão a ciência e a religião têm duas respostas completamente diferentes. Qual delas está correcta ou qual das duas é a verdadeira nenhum ser humana pode saber.
A ciência diz-nos que o mundo se formou através do Big Bang. Tudo era matéria, poeiras e gases. Até que essa matéria explodiu e se espalhou dando origem a uma infinidade de “pontinhos”, os quais se transformaram em estrelas, planetas, galáxias….E nós cá estamos, num cantinho do Universo, num braço da via láctea, no sistema solar formado por uma estrela, o sol e nove planetas. Apenas se conhece vida na Terra. A vida começou há milhares e milhares de anos, mas não foi o Homem o primeiro a povoar a Terra. Os primeiros foram uns “bichinhos” muito pequeninos.
Já a religião diz-nos que foi Deus quem criou o mundo. Criou-o em sete dias. Fez do dia a luz e da noite as trevas. Criou os continentes e os mares, depois os oceanos. Criou o Homem à sua imagem e semelhança, depois a mulher e deu-lhes a Terra para a povoarem.
São estas as teorias que ouço desde pequena. Ambas têm os seus sentidos e ambas falam do mesmo mundo.
Em qual devemos acreditar? Ambas estarão correctas? Ou ambas estarão erradas? Seremos algum dia esclarecidos sobre a origem do mundo?

Noémia (aluna do 10º D, nº 16)

15 Comments:

At 8:14 da tarde, Blogger esb said...

Não existe uma só verdade, como não existe uma só realidade! Não tentes comparar aquilo que reside em mundos diferentes. A explicação cristã é mítica, religiosa e baseia-se na fé, na crença. A explicação científica baseia-se na matemática, na geometria, baseia-se na "razão". Vou dar-te um exemplo:
"Um conhecido homem de ciência deu uma vez uma conferência sobre astronomia. Descreveu como a Terra orbita em volta do Sol e como o Sol, por sua vez, orbita em redor do centro de um vasto conjunto de estrelas que constitui a nossa galáxia. No fim da conferência, uma velhinha, levantou-se e disse: «O que o senhor nos disse é um disparate. O mundo não passa de um prato achatado equilibrado nas costas de uma tartaruga gigante.» O cientista sorriu com ar superior e retorquiu com outra pergunta: «E onde se apoia a tartaruga?» A velhinha então exclamou: «Você é um jovem inteligente, mas são tudo tartarugas por aí abaixo!»
A maior parte das pessoas acharia bastante ridícula a imagem do Universo como uma torre infinita de tartarugas. Mas o que nos leva a concluir que sabemos mais? Que sabemos ao certo sobre o Universo e como atingimos esse conhecimento? De onde veio e para onde vai? Teve um princípio e, nesse caso, que aconteceu antes dele? Qual é a natureza do tempo? Um dia, essas respostas poderão parecer tão óbvias para nós como o facto de a Terra girar em volta do Sol; ou talvez tão ridículas como uma torre de tartarugas. Só o tempo (seja ele o que for) o dirá". Este pequeno texto foi retirado de um livro chamado "Breve História do Tempo Do Big Bang aos Buracos Negros" de um dos maiores físicos teóricos actuais e que se chama Stephen Hawking. Nele este senhor fala do Universo, do tempo, do big bang e muitas outras coisas. No final do livro diz o seguinte "Para tentar responder a estas perguntas adoptamos uma «imagem do mundo». Nela, a teoria das supercordas é semelhante à torre infinita de tartarugas a suportar a Terra plana. Ambas são teorias do Universo, embora a primeira seja muito mais matemática e precisa do que a segunda. A ambas faltam provas observacionais: nunca ninguém viu uma tartaruga gigante com a Terra às costas, mas também nunca ninguém viu uma supercorda."
Espero que com isto te ponha a reflectir sobra estas difíceis questões. Fico feliz por ver estas tuas preocupações. Quem não se interroga sobre aquilo que lhe é dado, anda no mundo alienado!!
Continua.

Carlos Santos

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

foi eu q criei o mundo!rsrsrsrs

 
At 8:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Será que um dia sera esclarecida a verdadeira origem do mundo?Será que esistiria uma chance de saber a nossa origem?

 
At 12:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

você é um grande gênio da idiotice e da imbecilidade.

 
At 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

vcêé unm grande gênio da idiotisse e da falta de raciocínio

 
At 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

foi Deus que criou o universo.

 
At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

foi Deus dono do ouro e da prata quem criou o universo e tudo o que nele há

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também acredito que foi Deus que fez o universo... afinal acreditar que tudo o que existe foi tudo um acaso!?... apenas por uma explosão de estrelas...!!!. Não sou fruto de um acaso e sim de um pensamento de alguém que amou tudo o que fez!

 
At 8:46 da manhã, Anonymous marcello' said...

sim, eu também ACREDITO QUE FOI DEUS QUE CRIOU O NOSSO NIVERSO E TUDO OQ TEM NELE.
mas e as coisas que existiram antes do nosso sonhor deus? muito e muito antes dele? como se surgiu as primeiras coisas? de onde vinheram? essas coisas to falando de muito tempo antes do surgimento de deus....

poiséé...perguntas sem respostas, sera que algum dia agente saiba essa verdadeira resposta? a verdadeira horigem do mundo, mesmo laaa do principio antes d e nosso senhor deus? será? tomara que sim!
abraços.'

 
At 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nnnnnnnnnnnnnnnoooooooooonunkkkmjnhvn gvbj hb imniynyyyyyynyggggggghhj

 
At 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PRA MIM TAMBEM FOI DEUS E OQ EU PENSO

 
At 7:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MEDNTIRA FOI EUUUUUUUUUU KKKKKKK

 
At 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O MEU PROF DE HISTORIA DISSE Q FOI ELE,MAIS E UM BESTA MESMO PRA PENSAR ISSO KKKKKKK

 
At 8:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

NOOOOSSA OQ Q ESCREVEU MENTIRA ESCREVEU MEDNTIRA NEM SABE ESCREVER IDIOTA

 
At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Velho isso e uma tremenda mntira. So indiota acredita nisso msm !

 

Enviar um comentário

<< Home